terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Florestas plantadas contribuem para o aumento da produção mundial de madeira


Florestas plantadas contribuem para o aumento da produção mundial de madeira

Artigo de Silvana Teixeira



Por: Painel Florestal - CPT
 
Foto: Painel Florestal
A floresta de eucalipto pode ser considerada de múltiplo uso, tanto em relação à madeira produzida propriamente, quanto aos demais produtos advindos de suas flores, folhas e casca
As florestas plantadas são consideradas importantes fontes de matéria-prima, contribuindo para a redução de um provável déficit mundial de madeira e entre as espécies mais procuradas e promissoras, destaca-se o Eucalipto.
É incontestável que as áreas de florestas naturais, em todo o mundo, disponíveis para a produção de madeira estão diminuindo a cada dia, dadas as ações de desmatamento por um lado e por outro pela transformação de grandes áreas florestais, como de preservação ambiental.
Em termos de mercado externo, principalmente, são muito grandes as exigências de certificados de exploração sustentada, com adoção de práticas de manejo em conformidade com prescrições internacionais.
O gênero Eucalyptus é caracterizado por elevada plasticidade, ou seja, grande capacidade de adaptação às condições ambientais. Além da grande plasticidade, o gênero também é destaque pelo seu rápido crescimento.
Face ao grande avanço tanto de práticas silviculturais, manejo, e, principalmente, devido ao melhoramento genético das espécies, hoje é possível a obtenção de taxas de crescimento próximas dos 100 m³/ha/ano, em plantios comerciais.
A floresta de eucalipto pode ser considerada de múltiplo uso, tanto em relação à madeira produzida
A floresta de eucalipto pode ser considerada de múltiplo uso, tanto em relação à madeira produzida propriamente, quanto aos demais produtos advindos de suas flores, folhas e casca. A sua madeira se presta aos mais diferentes usos, tanto na forma sólida, como também como matéria-prima para a indústria de polpa e àquela dos painéis reconstituídos.
Podem-se citar, também, experiências de utilização como dormentes, estacarias, postes, construções civis, além dos mais diversos usos estruturais das espécies anteriormente citadas, cabe ainda destacar o relato existente no Manual do Plantador de Eucalipto, também do início do século a respeito da madeira do Eucalyptus diversicolor.
Também é citada a madeira de E. microcorys, como de elevada durabilidade em contato com o solo, sendo bastante utilizada para assoalhos. Além de fornecer madeira com amplo espectro de qualidade, a casca dos eucaliptos são, na maioria das vezes, muito ricas em tanino ou kino-tanino, podendo ser utilizada tanto na indústria do couro, como também para a produção de adesivos de excelentes propriedades, notadamente aqueles de usos estruturais na própria indústria madeireira.
“Também as folhas contém quantidades apreciáveis de óleos essenciais, com numerosas aplicações na indústria”, afirma o professor José Tarcísio da Silva Oliveira, do curso Uso da Madeira de Eucalipto na Fazenda, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.
Por ter constituição anatômica simples e homogênea, a madeira de eucalipto caracteriza-se por uma trabalhabilidade relativamente fácil
Por apresentar uma constituição anatômica relativamente simples e homogênea quanto à morfologia dos elementos anatômicos, a madeira de eucalipto caracteriza-se por uma trabalhabilidade relativamente fácil, podendo conseguir cortes e superfícies de qualidade, sem maiores dificuldades.
Um aspecto positivo, em relação à madeira de eucalipto, é o grande espectro de propriedades em função das diferentes espécies que são facilmente cultivadas no país. Assim, tem-se desde madeiras leves e de baixa durabilidade, até aquelas madeiras aptas às utilizações estruturais e de relativa durabilidade, mesmo sem serem preservadas.
Hoje em dia, algumas empresas optaram pelo desenvolvimento de clones, provenientes de matrizes selecionadas e melhoradas para usos específicos, como, por exemplo, destinados à produção de madeira para serraria de excelentes qualidades.
No meio rural, o pequeno produtor pode se tornar autossuficiente em madeira, a partir da adoção de uma pequena área reflorestada em sua própria propriedade. Entre os vários usos dessa madeira, destacam-se, a aplicabilidade na construção de mangueiras, currais, moirões de cerca, pequenos postes, tutores para plantações e construções de galpões.
Destacam-se, a aplicabilidade na construção de mangueiras, currais, moirões de cerca, pequenos postes, tutores para plantações e construções de galpões
A utilização da madeira de eucalipto no meio rural deverá ser acompanhada por pequenas unidades de preservação, em que a utilização de técnicas caseiras simples de impregnação de soluções preservativas poderá conferir à madeira durabilidade semelhante à das madeiras nativas convencionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário